O consultório do dentista ou clínica odontológica segue uma lógica similar à de qualquer empresa. Afinal, é um negócio. A presença de planejamento e controle financeiro fazer a diferença nos resultados. Veja a opinião do Dr. Frederico Hori, mestre e doutor em dentística, que também possui o tino empreendedor.
Na sua visão, quais são os principais pontos que o dentista, empreendedor, deve observar para ter sucesso no seu negócio?
Independentemente do seu tamanho, um consultório odontológico é uma empresa. E como qualquer empresa ele tem suas despesas, faturamento e principalmente precisa ter lucro. O ponto principal é saber exatamente o quão lucrativo é o seu consultório e separar a sua vida financeira pessoal da profissional. Muitos dentistas sabem o seu faturamento mensal, mas não sabem se estão tendo prejuízo ou lucro, tampouco sabem se estão crescendo, se estão estagnados ou decaindo. Além disso, nunca misturar as despesas pessoais com as despesas do consultório é imprescindível para a saúde do negócio.
Aliás, é correto ou importante ter uma visão de empresário? Sem ela, o consultório, ou clínica, pode correr riscos? Quais?
Ter uma visão empresarial do consultório é o único caminho para se ter sucesso e crescimento do negócio. Um profissional que é um ótimo dentista, mas é um péssimo gestor ou empresário, sofrerá muito para ter uma vida pessoal e financeira confortável. Como gestor é preciso ter objetivo, ter metas, ter foco e princípios, pois a partir disso se faz o planejamento e se tem a prospecção do negócio. Sem essa visão, ocorre o desperdício de tempo e dinheiro, e isso também faz com que o consultório ‘envelheça’ junto com seu dentista.
O que é fundamental e imprescindível para administrar bem o consultório ou clínica odontológica? O que não pode faltar?
O fundamental é correr atrás de conhecimento em outras áreas que não estamos acostumados, como marketing e administração. Investir capital em sistemas administrativos, em ajuda profissional para ações de marketing e outras ferramentas que ajudam a ser mais eficaz na gestão. O que não pode faltar é proatividade, vontade de crescer e aprender e se superar a cada dia.
Existe um passo a passo que pode ilustrar o que deve ser feito para ter sucesso no consultório/clínica no ponto de vista de empresa? Qual seria a sua recomendação?
Não existe receita de bolo para o sucesso. Cada consultório atinge um público diferente e existem diversos tipos de consultórios bem-sucedidos, com diferentes propostas. Mas atentaria para três pontos principais: ter um controle de caixa rigoroso, estabelecer um público-alvo e ter um objetivo claro do negócio.
E o que, na sua opinião, NÃO deve ser feito? Por quê?
Na minha opinião, deve-se evitar misturar a parte pessoal com a profissional, seja na parte financeira, seja na relação profissional com colaboradores do consultório ou na relação com seus pacientes. Quanto mais o dentista tratar o consultório como algo totalmente separado de sua pessoa física, maior a chance de ter um negócio de sucesso.
Para um estudante de Odontologia que pensa em ser empreendedor nessa área, o que você recomenda que já pode ser feito desde já?
Tentar, desde cedo, trabalhar em algumas clínicas para entender o funcionamento do negócio. Isso é um aprendizado que jamais será conseguido em cursos ou na faculdade. Além disso, abrir a mente, procurar conhecimento em outras áreas, estar atento aos acontecimentos do cotidiano e acompanhar previsões de mercado.
Há diversas formas para aperfeiçoar a gestão do consultório ou clínica, veja mais algumas dicas:
Fonte: Jornal da ABO – edição 157/julho 2016
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